O casamento civil

Por mais trabalhoso que seja, planejar uma festa de casamento é uma delícia. Mas tem um lado menos glamouroso e não menos importante do casamento, que é o casamento civil.

Você só precisa dar entrada do processo no cartório 3 meses antes da data que deseja casar, porém, se você quiser que um determinado juiz realize a sua cerimônia, deve agendar com ele com a máxima antecedência possível (mas vou falar um pouco mais sobre as opções de celebrantes em outro post).

Para dar entrada no cartório você precisa de um mundo de documentação e das testemunhas, que precisam estar presentes (não necessariamente precisam ser as mesmas da cerimônia). O custo também não é baixo e pode variar se você for fazer a cerimônia no cartório ou fora dele.

O regime de bens mais comum é o de comunhão parcial, onde os noivos dividem tudo que é adquirido depois do casamento. Este também é o mais simples em termos de documentação.

Mas depois de tudo isso, receber a certidão de casamento faz você esquecer toda a burocracia e ver seu sonho virou de fato, realidade! ;)

Deixe seu comentário